1. Você e seus amigos estão escolhendo onde ir passear no próximo final de semana. Alguém sugere um local que precisa ser mais velho para entrar ou que parece inapropriado:
a) Um “amigo” diz: Não tem problema, todo mundo vai lá. Deixam entrar com qualquer idade.
b) Você acha melhor ir aonde conhecem e que não deu nenhum problema. Você logo diz que não vai se não estiver tudo ok.
2. Você está encantado por outra pessoa e pensa em conhecê-la melhor para namorar.
a) Um “amigo” diz: Vai lá e beija logo. Aproveite a vida. “Pega logo”. Você afirma pra si mesmo que é medroso(a) e vai pela dica dos amigos.
b) Na sua cabeça o pensamento inicial é: “Vá com calma. Seja primeiro amigo(a) dele(a)”. Você segue seu pensamento.
3. Você fala que não sairá com seu amigo porque tem um compromisso na Igreja
a) Um “amigo” diz: Que coisa careta. Deus está em todo lugar. Deus fez a diversão também. Vamos lá e outro dia você vai à Igreja.
b) Você até pensa que seria legal sair com os amigos, mas tem clareza do que é importante para você e vai à Igreja com alegria seguindo seus princípios.
4. Você teve uma discussão com seus pais e está chateado(a).
a) Um “amigo” diz: Você vai deixar seus pais falarem assim? Ignora. Eles são de outra época. Não dê atenção a isso. Você depois irá saber como sair dessa situação.
b) Seu cérebro te alerta assim: “Presta atenção e pense no que eles te falaram. Pais acertam muito. Cuidado!” Então você segue seu coração, conversa com seus pais e se desculpa.
5. Você tem um trabalho da escola/faculdade e sabe que irá levar quase todo o final de semana para fazê-lo, então surge um convite para viajar com amigos.
a) Você topa viajar, pois dizem que a prova é fácil e que irão fazer no passeio. Mesmo sabendo que isso não vai acontecer, você segue na euforia dos amigos.
b) Você fica firme estudando em casa, pois sabe quais são suas prioridades.